O Ensino da Lógica no Liceo Santo Amaro

No Liceo Santo Amaro, Abade, acreditamos que a missão do colégio não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas auxiliar na formação intelectual de quem estuda. Nesse contexto, o ensino da Lógica desempenha um papel crucial no desenvolvimento intelectual e moral dos alunos do ensino médio.

“A Lógica é entendida como uma disciplina do Trivium que não apenas ensina os alunos a pensarem com objetividade, mas também os prepara para agir de maneira ética e moralmente justa. Ao aprender a arte do bem pensar, os jovens são capacitados a enfrentar os desafios e dilemas do cotidiano de forma autônoma, sem sucumbir a ideologias manipuladoras”, explica Luiz Felippe Mata Ramos, professor do Liceo Santo Amaro.

Para o professor Lucas Sávio Gomes, que dá aulas de Lógica no Liceo para o 2º e para o 3º terceiro ano do Ensino Médio, o estudo dessa matéria é importante não apenas para fundamentar as próprias conclusões, mas também para analisar criticamente os argumentos alheios. A habilidade de determinar a organização e a validade do pensamento e dos enunciados linguísticos adquirida através da lógica é aplicável tanto em questões matemáticas quanto em situações cotidianas. Essa capacidade de raciocínio lógico não apenas fortalece a resolução de problemas, mas também auxilia os alunos a enfrentarem os dilemas da vida com discernimento e clareza.

No Liceo Santo Amaro, portanto, o ensino da Lógica proporciona aos alunos ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e éticas. Ao integrar princípios morais católicos com o pensamento lógico, os estudantes são capacitados a tomar decisões fundamentadas e a contribuir de maneira positiva para a sociedade, evitando serem conduzidos por ideologias que possam desvirtuar seu discernimento moral. Assim, a Lógica não é apenas uma disciplina acadêmica, mas uma ferramenta poderosa para a formação integral dos jovens no Liceo Santo Amaro.