“Nemo summo fit repenter” (nada de grande se faz de repente)

Nossa história

No ano de 1949, Pasquale Cascino, um jovem imigrante italiano, abriu seu primeiro empreendimento na área de educação em São Paulo: uma escola de datilografia.

Em 1951, Pasquale obtém autorização para funcionar como Curso Primário e lutou para que em 1953 surgisse ali também o Curso Comercial Básico, depois o Curso Ginasial e o Curso Comercial Técnico sob orientação do Ministério de Educação e Cultura.

Em 1972, Pasquale consegue autorização para inaugurar a Faculdade Ítalo Brasileira e, a partir daí, após anos de muito empenho e dedicação visionária do fundador, a faculdade evoluiu para um Centro Universitário de referência e relevância social.

De 1949 para cá, muita coisa mudou. Mas aquele sonho de um jovem imigrante italiano, que descobriu sua missão em mudar a vida das pessoas por meio da educação e do acolhimento, permaneceu vivo em seus sucessores. Por isso, o projeto de atuar também no ensino básico renasceu, fazendo da Ítalo um centro educacional completo, com um só objetivo: educar e formar cidadãos íntegros, humanos e capazes de contribuir para um mundo melhor.

O Liceo

Centrado em resgates fundamentais de valores cristãos em parceria com as famílias, o Liceo Santo Amaro, Abade atua na formação regular e básica de forma impactante e inovadora. O resultado de uma missão passada com amor e responsabilidade de pai, para filho e netos.

Clique no logo abaixo e entenda nossa identidade:

Ao centro: CSSML / NDSMD (Crux Sacra Siti Mihhi Lux - Non Draco Siti Mihi Dux - A Cruz Sagrada Seja minha Luz, não seja o Dragão meu Guia

Ao lado direito: VRSNSMV (Vade Retro Satana Nunquam saude mihi vana - Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs)

Ao lado esquerdo: SMOLIVN (Sunt male quae libas Ipse venena bibas - é mau que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno)

Cruz Sacra Sit Mihi Lux.

Nossa inspiração

De certa maneira a história se repete: no século de Santo Amaro, a Europa vivia um momento de conturbação e incerteza, dúvidas quanto ao futuro da civilização. Mutatis mudanis (guardadas as devidas proporções) as apreensões de nossos dias não são menores.

Inspirados pela história desse santo beneditino, dos jardins do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, surge hoje o Liceo Santo Amaro, destinado à formação científica, profissional e confessional católica de tantos jovens que serão o futuro do nosso Brasil.

Além de sua evidente vocação como instituição de ensino médio, O Liceo Santo Amaro nasce com uma clara e altíssima missão, a de restaurar a educação sob a luz do ideal cristão: Cruz Sacra Sit Mihi Lux

Santo Amaro, nosso padroeiro

Sob as bençãos e a invocação de Santo Amaro, nosso padroeiro e um dos primeiros discípulos de São Bento, apresentamos o que é a primeira de uma grande história, cujos frutos de educação e graça nós não podemos ainda mensurar.

Mensagens do Diretor

Prof. Dr. Marcos Antonio Cascino
Bacharel e Licenciado em Matemática, é também licenciado em Pedagogia.
Mestre em História da Educação. Doutor Honoris Causa.
Atua com educação há 48 anos.

Missão

Disponibilizar ao aluno, em contexto humanista, os modernos meios de ensino e aprendizagem com valores éticos, íntegros e humanos, para serem felizes e capacitados em exercer com amor suas atividades embutidas de valores cristãos, para contribuir com a família e aos desafios da vida.

Valores

Acolher, Evoluir, Ética , Cooperação, Compaixão , Amor, Respeito e Educação integral.

"Por que matricular seu filho em uma escola católica?"

Pe Anderson Guerra - Pároco da Igreja Santa Gertrudes Diocese de Santo Amaro

Quem está a frente do Liceo

Prof. Dr. Marcos Antonio Cascino
Diretor Geral