Liceo Santo Amaro promove estudo de meio como parte do aprendizado

Os estudos de meio desempenham um papel fundamental no ensino médio. Eles proporcionam uma abordagem prática e interativa, enriquecendo a aprendizagem dos alunos. Os estudos ajudam a ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo que eles vivenciem diretamente diferentes formas de expressão cultural, como visitas a museus, exposições e locais históricos. Essas experiências permitem que os alunos expandam seus horizontes, conheçam outras culturas, estilos artísticos e períodos históricos.

O Liceo Santo Amaro Abade procura proporcionar estudos de meio periódicos. Recentemente realizamos vistas ao Planetário do Ibirapuera e à Olimpíada Brasileira de Astronomia, que contou com a participação dos alunos. Eles também tiveram a oportunidade de participar da Mostra Brasileira de Foguetes e lançaram seus próprios artefatos.

Esses estudos de meio contextualizam os conteúdos estudados em sala de aula, proporcionando uma conexão entre a teoria e a prática. Os alunos podem relacionar o que aprendem nas aulas com objetos reais, obras de arte e monumentos presentes nos locais visitados. Isso fortalece a compreensão e a memória dos conteúdos.

Os estudos também estimulam os sentidos dos alunos, permitindo que eles vejam, ouçam, toquem e cheirem elementos culturais. Essa experiência sensorial intensifica o aprendizado, tornando-o mais vívido e memorável. Além disso, os estudos de meio promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe e respeito mútuo, pois os alunos interagem com colegas, professores e profissionais nos locais visitados.