Coral do Liceo desenvolve expressão artística dos alunos

O Liceo Santo Amaro acredita que a formação cultural dos alunos vai além das disciplinas tradicionais. Com esse objetivo, o coral da instituição tem se destacado, encantando toda a comunidade estudantil. Entrevistamos o maestro André Harrison, responsável por essa iniciativa, para conhecer mais sobre o coral e seus benefícios.

Ao questionar o maestro sobre o objetivo do coral, ele respondeu enfaticamente: “O canto coral é uma ferramenta relevante de integração social, permitindo o desenvolvimento da expressão artística por meio da música e da arte. Nossa proposta é inserir o canto coral como atividade extracurricular no Liceo Santo Amaro, abrindo espaço para a participação dos alunos, pais e colaboradores”.

Os alunos têm uma participação ativa nessa iniciativa. O coral realiza ensaios semanais de 1 hora e 30 minutos, nos quais os estudantes desenvolvem técnica vocal, percepção musical e ampliam seu repertório.

Indagado sobre os benefícios para os alunos, o maestro destacou: “Cantar em grupo é uma prática musical ancestral, presente em diferentes etnias e culturas. Como um grupo de aprendizagem musical, o Coral Juvenil do Liceo Santo Amaro torna-se um espaço privilegiado para o desenvolvimento de relações interpessoais e aprendizagem da música vocal. Além disso, oferece uma série de benefícios, como a ativação do hemisfério esquerdo do cérebro, contribuindo para o desenvolvimento motor e social dos alunos; auxílio no processo de aquisição da linguagem; estímulo à autoestima e ao desenvolvimento emocional; melhor controle do corpo, expressividade e coordenação rítmica; fortalecimento do senso de grupo e da comunidade entre os membros; influência no gosto musical na fase adulta; e aumento do repertório cultural”.

O coral do Liceo Santo Amaro tem se mostrado um espaço de crescimento e integração para os alunos, permitindo que eles desenvolvam sua expressão artística e desfrutem dos benefícios que a música em grupo proporciona. O colégio continua investindo em atividades extracurriculares enriquecedoras, reconhecendo a importância do desenvolvimento integral dos estudantes.