O uso do Minecraft como ferramenta de ensino de História para os alunos do Ensino Médio no colégio Liceo Santo Amaro tem se revelado uma estratégia eficaz para conquistar o interesse dos estudantes e aproximá-los do conteúdo histórico, como apontado pela Professora Magda Maria Barbosa. “O Feudalismo na Idade Média, muitas vezes considerado distante e complexo, se torna mais acessível quando integrado ao ambiente familiar do jogo”, explica a docente.
Magda acrescenta que a principal vantagem dessa abordagem é a capacidade de mostrar que a história está em todos os lugares e é parte intrínseca de nossa realidade.
“Os feedbacks são bastante positivos, pois os alunos se sentem engajados e motivados. Além do Minecraft, a estratégia se estende a outras plataformas que oferecem conteúdo histórico, e muitos estudantes passam horas explorando esses jogos, o que resulta em um aprendizado mais significativo”, explica Magda.
No caso específico do Feudalismo, os alunos se envolvem na construção de um feudo na plataforma do Minecraft. Eles pesquisam o que é um feudo, como ele se forma e, com esse conhecimento, podem montar o feudo virtual no jogo. Essa abordagem prática permite que eles visualizem e vivenciem a estrutura social e econômica da época, tornando o conteúdo mais tangível e memorável.
2Em resumo, o uso do Minecraft e de outras plataformas de jogos como ferramentas de ensino de História no colégio Liceo Santo Amaro tem se mostrado uma maneira eficaz de conquistar o interesse dos alunos, aproximá-los do conteúdo histórico e estimular sua criatividade.
Magda acrescenta que a principal vantagem dessa abordagem é a capacidade de mostrar que a história está em todos os lugares e é parte intrínseca de nossa realidade.
“Os feedbacks são bastante positivos, pois os alunos se sentem engajados e motivados. Além do Minecraft, a estratégia se estende a outras plataformas que oferecem conteúdo histórico, e muitos estudantes passam horas explorando esses jogos, o que resulta em um aprendizado mais significativo”, explica Magda.
No caso específico do Feudalismo, os alunos se envolvem na construção de um feudo na plataforma do Minecraft. Eles pesquisam o que é um feudo, como ele se forma e, com esse conhecimento, podem montar o feudo virtual no jogo. Essa abordagem prática permite que eles visualizem e vivenciem a estrutura social e econômica da época, tornando o conteúdo mais tangível e memorável.
2Em resumo, o uso do Minecraft e de outras plataformas de jogos como ferramentas de ensino de História no colégio Liceo Santo Amaro tem se mostrado uma maneira eficaz de conquistar o interesse dos alunos, aproximá-los do conteúdo histórico e estimular sua criatividade.