Dia de Santo Amaro

15 de janeiro: dia de Santo Amaro, Abade!

O padroeiro do nosso Liceo levou uma vida austera, movida pelo evangelho e pelo amor de Cristo. A história deste Santo Beneditino nos ensina muito sobre a vida e, principalmente, nos traz a reflexão sobre a importância de valorizá-la. Conheça um pouco mais sobre Santo Amaro, Abade, que com muita honra está no nome do nosso colégio e em nossa inspiração na forma de educar.

Este pos
t foi constr
uído com a ajuda dos padres:
Pe José Henrique Do Carmo, Mestre em Filosofia e professor no Centro Universitário Ítalo Brasileiro desde 2011
Pe Rogério Cataldo Bhering, Pároco da Catedral de Santo Amaro, Professor de Teologia Moral no Seminário São Boaventura da Diocese de Santo Amaro.

Quem foi Santo Amaro, Abade?

Santo Amaro, Abade foi filho de senadores romanos e entregue para São Bento para ser educado na fé e na vida de Cristo. Junto com São Plácido, foram os primeiros oblatos (leigos que se oferecem para servir em uma ordem religiosa) dos Beneditinos; dois garotos formados por São Bento!

Assim, Santo Amaro cresceu como monge, vivendo uma vida austera ao lado de seu preceptor. Foi enviado por ele para fundar o mosteiro beneditino na França. É por isso que Santo Amaro é o padroeiro dos mosteiros beneditinos da França.

Pobreza, Obediência e Caridade

Quando meditamos pela vida de Santo Amaro, três virtudes foram muito claras em sua vida: a pobreza, a obediência e a caridade. Santo Amaro as viveu intensamente, pois seu amor ao nosso Senhor Jesus Cristo e a sua devoção à Nossa Senhora foram muito profundas.

Abriu mão de toda sua riqueza e fama – uma vez que era filho de senadores romanos – para viver uma vida escondida em Cristo. Para Santo Amaro, pobreza não era a falta de bens materiais; mas a falta do amor de Deus. Além disso, a regra de São Bento e o Evangelho moviam sua vida. Na obediência, ele vencia as limitações humanas.

Santo Amaro e a Educação

Santo Amaro foi modelo de aluno obediente e prestativo; prestava-se a todos os ensinos de São Bento e viveu uma vida austera, ou seja, uma vida de muito trabalho e cercada pela educação.

É um Santo que tem muito a nos ensinar! Foi Abade de um mosteiro, ajudava a ensinar e a formar novos Abades. Em seu mosteiro havia 44 monges, todos ali viviam para a educação, levavam uma vida de amor, dedicação, trabalho e de serviço uns aos outros. Santo Amaro nos ensina que a vida austera leva à verdadeira alegria, cativando o coração dos outros para que sirvam a Cristo.

O fim da sua vida foi marcado por uma grande provação, quando, por causa de uma peste, ele e todos os monges do seu convento vieram a morrer. No entanto, o lema de sua vida permaneceu vivo e também pode nortear a nossa vida nos dias de hoje: nada antepor ao amor de Deus.

Assim, o amor de Deus não nos tira a liberdade, muito pelo contrário: nos torna livres para amar, servir e sermos melhores cidadãos e melhores cristãos. Se amarmos a Deus, faremos as coisas com mais prontidão e amaremos muito este mundo, afinal, Deus criou o mundo e viu que era bom: bom para servirmos, bom para amarmos, bom para sermos amados, bom para chegarmos aos céus.

Feliz Dia de Santo Amaro, Abade!
Santo Amaro, Abade, rogai por nós!